FESTEJOS JUNINOS

A Creche São Miguel junto com a Educação Infantil da Escola São Rafael comemorou os festejos no dia 12 de junho de 2014, véspera do Dia de Santo Antônio. Participaram do evento aproximadamente 90 crianças acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

No dia seguinte, dia 13 de junho de 2014, a Escola São Rafael comemorou o São João do Ensino Fundamental com apresentação da tradicional quadrilha, do xaxado, da dança da copa do mundo e outros. Nesta tarde compareceram cerca de 200 pessoas dentre eles: alunos, ex-alunos, professores, pais de alunos e convidados.

No mês de junho se dá a colheita do milho, por isso em ambas as festas foram oferecidas muita comida de milho, tais como: canjica, milho cozido, pipoca, bolo...


A Festa Junina faz parte do calendário comemorativo das escolas e creches da rede privada, estaduais e municipais. Para o povo nordestino esta festa tem um caráter especial, três Santos são homenageados. São eles:


Santo Antônio que é considerado o santo casamenteiro. Neste dia são comuns as simpatias que as mulheres solteiras fazem para se casar:“Logo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antônio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coração. À noite, conte 7 estrelas no céu, e enquanto conta faça um pedido ao Santo, para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antônio e deixe lá, até conseguir namorar com o pretendente ou com outro de seu agrado”.


O Dia de São João é comemorado no dia 24 de Junho. São João é conhecido como o "Santo festeiro”. Neste dia são realizadas muitas festas conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos. O São João é uma das principais figuras das festas juninas.

 

O Dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho. Escolhido como o líder dos apóstolos de Jesus, Pedro criou a comunidade cristã, vindo a se tornar o primeiro Papa da Igreja Católica. Daí as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu, ou ainda que para entrar no céu precisamos ter a autorização de São Pedro. Neste dia é feita uma grande comemoração com danças populares e comidas típicas.

Com roupas típicas e a tradicional roupa xadrez, a festa da AMECC da Escola São Rafael e da Creche São Miguel, transcorreu com muita alegria, música e um delicioso forró.

 

Associação Menores Com Cristo

Rua Pe. Ibiapina S/N

58.200-000 Guarabira, PB, Brasil

 

Telefone: (083) 3271-3110

Email: amecc@uol.com.br


Ultima atualização: 01 de julho 2016